Depois da conquista do Campeonato Estadual, o Botafogo foi até o Chile para seu primeiro compromisso oficial depois do título e deu sequência a boa fase vencendo na estreia da Sul-Americana. Superior na maior parte do jogo, o Alvinegro conseguiu um gol no último minuto com Rodrigo Pimpão e derrotou o Audax Italiano de virada, por 2 a 1. Brenner fez o gol de empate e o Sergio Santos marcou para os chilenos. A decisão da vaga acontece no dia 9 de maio, no Estádio Nilton Santos.

— A gente tem que trabalhar e se dedicar sempre ao máximo, é o que eu faço. Sempre que o treinador quiser contar comigo eu vou estar preparado. Estamos com muita confiança depois da conquista do Carioca e esperamos dar muitas alegrias ao torcedor alvinegro— comentou Rodrigo Pimpão, que só entrou aos 37 do segundo tempo e marcou o gol da vitória nos minutos finais.

O Botafogo teve uma baixa logo aos cinco minutos, Renatinho sentiu dor muscular e precisou ser substituido. Em seu lugar entrou Matheus Fernandes, com três volantes em campo, o Botafogo não conseguia criar boas chances, mas mesmo assim era quem tinha o domínio inicial da partida. No entanto, foi o time chileno quem abriu o placar, ainda no primeiro tempo, com o brasileiro Sergio Santos.

No segundo tempo o Botafogo voltou mais disposto a fazer um bom resultado fora de casa. As jogadas de perigo aconteciam, mas o gol não saia, até os 27 minutos, quando Leandro Carvalho sofreu falta perto da área. Leo Valencia cruzou e Brenner, oportunista, conseguiu fazer o gol depois de trombar com os zagueiros.

Quando tudo parecia se encaminhar para o empate, aos 45, Rodrigo Lindoso achou Gilson passando com velocidade pela esquerda. O lateral cruzou e Rodrigo Pimpão chegou antes da defesa para desviar para o gol e sacramentar a vitória.