Em Parauapebas jovens promovem ação pela saúde de idosos


Jovens da Vila Sanção, localizada na área de influência da mina do Salobo, em Parauapebas, no Pará, realizaram mais uma mobilização na comunidade, após terem sido capacitados pelo programa Ciclo Saúde, da Fundação Vale. A iniciativa, nomeada “Super Idosos”, envolveu cerca de 130 participantes, entre jovens e pessoas da terceira idade, para uma manhã de diversão e educação em saúde. A programação contou com torneio de dominó, concurso de dança, serviços de saúde como aferição de pressão arterial e glicemia, teste de HIV e palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS).

Os mobilizadores integram o grupo Jovens Construtores de Saúde, e vêm sendo capacitados pelo programa da Fundação desde 2017. A gerente de Saúde da Fundação Vale, Heloísa Bortolo, explica que a atividade faz parte do plano de ação elaborado pelos jovens durante a capacitação. Ela comenta, ainda, que o Ciclo Saúde veio fortalecer a Atenção Básica nos municípios por meio da formação continuada das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Na comunidade da Vila Sansão, além das capacitações, no último mês, foram entregues notebook, datashow e kits de educação em saúde, para apoiar nas ações de educação e mobilização para os cuidados com a saúde”, contou.

O programa, desenvolvido pela Fundação Vale em parceria com outras instituições, tem o objetivo de cooperar tecnicamente para o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde, com foco na promoção da saúde e no autocuidado da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma atenção básica eficiente pode resolver até 85% dos problemas de saúde de um território.

Construir legados econômicos, sociais e ambientais nas regiões em que estamos presentes e induzir práticas de sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor é um dos pilares estratégicos da Vale. Este pilar está em consonância com nossa política de sustentabilidade, que ressalta o compromisso com a vida em primeiro lugar e a responsabilidade social, ambiental e econômica.

Previous Atriz pornô processa ator e diretor por 'estupro' em cena não prevista em roteiro original
Next Mc Kevinho ostenta com carro avaliado em R$ 300 mil

No Comment

Deixe uma resposta