Destacada como centro econômico e administrativo da região de Carajás, Marabá completa 105 anos nesta quinta-feira (5), e celebra o crescimento impulsionado por investimentos nos mais diversos setores. Com forte participação na economia paraense, o município alcançou o posto de terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado em 2015. A programação de aniversário tem inaugurações e eventos culturais, que se encerrarão apenas em maio.

A população já amanheceu com uma alvorada de fogos, às 6h, no bairro Francisco Coelho. Ainda pela manhã, a Prefeitura de Marabá entrega veículos da Guarda Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito e de coleta de lixo, e inaugura a feira coberta do bairro Marabá Pioneira e a Praça do Idoso, no bairro Cidade Nova. À tarde e à noite, as atrações musicais ocorrem na Praça São Félix de Valois.

Com mais de 270 mil habitantes (IBGE/2015), Marabá recebe visitantes de diversas partes do mundo, atraídos por seu centro urbano desenvolvido, várias opções de lazer e cultura, shopping center, cinemas, gastronomia variada, além das belezas naturais contempladas nas praias de água doce que se formam no rio Tocantins. Para dinamizar ainda mais a economia, atrair eventos e investimentos, no final do ano passado, Marabá foi presenteada pelo Governo do Estado com o Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, um dos maiores e mais modernos espaços públicos do tipo no Brasil.

O complexo abre para a região Carajás um leque de oportunidades dentro do turismo de eventos e negócios. O espaço possui 13 mil metros quadrados de área construída, abrigando quatro grandes blocos modulados. Um deles é destinado exclusivamente a feiras, grandes shows e convenções, com 4,8 mil metros quadrados e capacidade para abrigar mais de dez mil pessoas, com palco fixo de 200 metros quadrados, dois camarins, copa, banheiros e toda a estrutura e segurança necessárias para receber grandes eventos. Recentemente, a Organização Social Pará 2000 assumiu a administração do Carajás Centro de Convenções.

Como parte da política de integração do Governo do Estado, na mesma área do Centro de Convenções foi instalado o Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará, que visa unir esforços em prol do desenvolvimento dos 39 municípios da região. “Os centros regionais são aliados do processo de integração iniciado com o Programa Municípios Sustentáveis, visando à eficiência dos serviços públicos. Já estreitamos as relações com os órgãos e a sociedade civil. Marabá tende a se fortalecer cada vez mais como polo desse modelo de gestão, por ser um município que construiu esse perfil ao longo de mais de 100 anos”, explicou Jorge Bittencourt, secretário de Governo do Sudeste do Pará.

Saúde

Além do turismo, o Governo do Estado vem investindo na melhoria da saúde da população de Marabá. Somente em 2017, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) realizou 361.263 atendimentos, 11% a mais que no ano anterior. De janeiro a dezembro, foram registradas 3.659 internações, 2.629 cirurgias, 229.111 exames, 29.859 consultas médicas, 7.392 sessões de reabilitação para usuários externos, 5.829 atendimentos no acolhimento e mais de 82,7 mil atendimentos multiprofissionais.

Um dos pacientes do hospital é o trabalhador autônomo Raimundo da Silva, 39 anos. Natural de Goianésia do Pará, ele sofreu um acidente em julho de 2017 e, desde então, se submete ao tratamento de uma fratura na perna. Esta é a segunda vez que se interna na unidade. No seu relato sobre o acidente, ele destacou um ganho: parou de fumar quando soube que a nicotina prejudicava o tratamento.

Para quem fumou desde os 13 anos, os três meses longe do cigarro são mais uma vitória. “Faz quase um ano que estou nesse tratamento. Até parei de fumar, porque chegou a hora em que eu tive que escolher: continuava com o cigarro ou operava a perna. Optei pela saúde”, celebrou. Raimundo é agradecido pelo atendimento recebido no HRSP. “A equipe do hospital tem me atendido muito bem; não tenho do que reclamar. Com certeza, ter um hospital desse porte na região é importante”, ressaltou.

Para melhorar ainda mais o atendimento do hospital regional, o governador Simão Jatene chega a Marabá nesta sexta-feira (6), quando assinará o termo aditivo para aquisição de equipamentos de hemodiálise. O Governo do Estado está ampliando a estrutura física do hospital, que contemplará unidade de hemodiálise, serviço de hemodinâmica e centro de ensino e pesquisa, dentre outros espaços. Também aumentará a quantidade de leitos, de 115 para 146. A previsão é de que, após a conclusão da obra, a unidade aumente em 60% a capacidade de atendimento em seu centro cirúrgico, podendo realizar até 500 cirurgias mensais. A média atual é de 235/mês. O investimento na ampliação está orçado em R$ 14.367.270,33.

Segurança

Já a segurança na região Carajás ganhará um grande reforço nos próximos meses. É que Marabá vai receber a 1ª Companhia de Missões Especiais (Cime). O prédio fica anexo ao quartel do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e está em processo de finalização da instalação elétrica e licitação de mobílias. A companhia contará com frações do Batalhão de Choque, da Rotam (Ronda Tática Metropolitana), Cavalaria e COE (Companhia de Operações Especiais). A previsão no organograma da Cime conta com força de 110 policiais.

E, com previsão para este semestre, o município também terá uma Unidade do Pro Paz Integrado (UIPP), que vai fortalecer o atendimento à mulher na região. O prédio vai abrigar salas de perícia médica, brinquedoteca, atendimento psicossocial, além de integrar a Delegacia de Atendimento à Mulher e ao Adolescente (Deam/Deaca) e todo o suporte logístico para instauração de inquéritos.

Educação

O Governo do Estado concluiu ainda as obras da Universidade do Estado do Pará (Uepa) campus Marabá, um investimento superior a R$ 15 milhões, incluindo aquisição de equipamentos. Com a nova estrutura, o espaço físico foi duplicado e beneficiará 776 alunos de 29 turmas dos cursos de Medicina, Biomedicina, Engenharia Florestal, Ciências Naturais – Biologia, Física e Química, Licenciatura em Letras Libras, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Tecnologia de Alimentos e Licenciatura Intercultural Indígena.

Na sua visita a Marabá, o governador Simão Jatene também entregará esse novo bloco de saúde da Uepa. Além disso, ele dará início à operação da Estação de Tratamento de Esgoto de Marabá (ETE) e entregará caminhões coletores de resíduos sólidos à Prefeitura da cidade.