A mineradora Avanco Resources que o prospecto de cobre e ouro Azevedo mostrou resultados promissores. A área fica perto da mina de cobre Antas North, em operação desde maio de 2015 em Curionópolis (PA).  A descoberta foi comunicada nesta quinta – feira (14).

Segundo a Avanco, a sondagem mostrou resultados promissores em dois dos três furos, interceptando mineralizações tanto acima quanto abaixo do mergulho e confirmando que a mineralização de sulfetos começam perto da superfície. “A nova sondagem no prospecto Azevedo testou com sucesso a possível mineralização em mergulho, ajudada por levantamento EM (eletromagnético), que tinha sido identificada na sondagem anterior”, diz o comunicado da mineradora.

A Avanco diz que os furos que apresentaram esses resultados hospedam “bons teores de cobre e ouro”, com espessura substancial, similar aos primeiros furos exploratórios em Antas e a apenas 400 metros de distância. “Os resultados são bastante encorajadores e justificam mais investigação”, diz a mineradora em nota.

De acordo com a mineradora, cada furo será pesquisado por um equipamento de EM do tipo downhole, o que deve aumentar o conhecimento da empresa sobre o subsolo antes que a sondagem seja reiniciada em 2018.

“O quadro geológico no prospecto Azevedo agora está se tornando mais claro. O nosso novo equipamento EM ‘downhole’, que chegou recentemente, será agora utilizada para complementar os levantamentos EM. Isso nos proporcionará maior visibilidade em profundidade e nos ajudará a planejar a próxima rodada de sondagem. Como os resultados continuam a melhorar, estou otimista de que Azevedo possa contribuir para futuras atividades de mineração em Antas”, disse Simon Mottram, diretor da Avanco, em nota.